Quem esta online no momento.....

sábado, 21 de janeiro de 2012

PEDAGOGIA



                
 A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga,
    paidós (criança) e agogé (condução).

  Pedagogo é aquele que conduz crianças.

     Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil é uma   graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação

O objeto de estudo do pedagogo e da pedagogia é a EDUCAÇÃO

As corujas são o símbolo da filosofia e da pedagogia devido a inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das corujas.
A coruja tem visão 180% superior ao do homem.

 Ela enxerga tudo ao seu redor apesar de ser daltônica, não identificando a cor vermelha, e poder mexer completamente a cabeça (gira-a para todos os lados, pois tem os olhos completamente separados).
É muito difícil enganá-la, ela percebe "segundas intenções".


             O QUE FOI ESTUDADO NESTE ENCONTRO

               Práticas Pedagógicas na Concepção Freireana
                                      
              A Vida e obra de  Paulo Freire

  •   Idéias principais de Paulo Freire
  •  Paulo Freire e suas experiências
  •  Método Paulo Freire
  • Apresentação Pegagogia do Oprimido
  • A Educação como Prática Libertadora
  • Fundamentos da "Educação Bancária"
  •  Em seus livros, Paulo Freire relata experiências, reflete, discute, dialoga..

TRABALHO EM GRUPO 













Objetivo-
 Apresentar as contribuições do pensamento de Paulo Freire para educação. 

Paulo Freire é internacionalmente conhecido, pelo seu método de alfabetização, sua concepção pedagógica e seu grande desejo de transformação.

Oficina pedagógica
04/02/2012

O trabalho com jogos em sala de aula exige do professor uma fundamentação teórica e um repensar de sua prática.
Assim, o valor pedagógico do jogo apresenta-se quando o facilitador  conhece suas dimensões e as necessidades em aplicá-los em suas aulas

Através da oficina  de caráter  teórico  do curso de pedagogia  foi mostrada a importância dos briquedos e dos jogos  no processo de socialização das crianças como também sua importância no processo ensino e aprendizagem, 

Mãos a obra !!!





Lembrar que esta preocupação com o brinquedo esteve presente, já na idade antiga, por exemplo, em Platão e Aristóteles (século IV a.C).
 Aristóteles enfatizava a necessidade de se utilizar em jogos “sérios” na educação de crianças pequenas, como forma de prepará-las para a vida.





Segundo Maria de Montessori (1960), respeitando as manifestações espontâneas da criança utiliza, amplamente, os jogos sensoriais para exercitar e desenvolver cada um dos sentidos. 
Para ela, a educação do conhecimento efetua-se através das sensações.




SEGUNDO  VIGOTSKY (1989, p.84) “As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginárias surge da tensão do individuo e a sociedade". 







Segundo Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa




MARIA MONTESSORI usava brinquedos educativos afim de fazer com que as crianças aprendessem e se alfabetizarem, como jogos ludicos, jogos e brinquedos de madeira como metodos pedagogicos, e meios de alfabetizarem, ate mesmo as crianças com deficiência.










Segundo  Friedrich Froebel "As brincadeiras da criança são as folhas germinais de toda a vida futura; pois o homem todo é desenvolvido e mostrado nela, em suas disposições mais carinhosas, em suas tendências mais interiores"




Apresentações  dos  trabalhos 









Após  as  apresentações responderam alguns questionamentos ...

       1-Materiais  Utilizados –
       2-O que foi criado com esse material –
       3-Qual a objetivo do  material confeccionado  ou seja  sua  finalidade -
       4-Aspectos a serem desenvolvidos -
       5 - Possíveis faixa etária -
       Modo de brincar-

 Os  trabalhos   realizados foram com materiais concretos

       Propósito da oficina pedagógica 

       Possibilitar os acadêmicos  uma análise crítica sobre processos de ensino-aprendizagem , por  meio da vivência do processo pedagógico, levando em conta os seus pressupostos e o reconhecimento de suas potencialidades e limitações.

      Promover o conhecimento e a integração entre os participantes.
   Refleetir sobre os elementos do processo de ensino-aprendizagem

Vivenciar o processo pedagógico

       Identificar a importância do brincar para o desenvolvimento infantil


O manejo e  a  participação da turma foi excelente, conseguindo a participação ativa de todos os presentes.

PARABÉNS!!!!1


Ministrante- professora esp. Marileica Chaves



4 comentários:

  1. adorei a iniciativa de vcs de formarem um grupo e fazer disto um bloguer...parabéns a todos, já sou seguidora do grupo...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom to gostando muito da turma... Professora Maryleica volta viu....

    ResponderExcluir
  3. olha demorei muito tempo pra voltar as aulas mas sò voltei quando tive realmente certeza de que era pedagogia o meu objetivo
    so tenho a agradecer a meu Deus em primeiro de tudo

    ResponderExcluir
  4. Francitonio obrigada pelo carinho!!!!SUCESSO PRA TURMA!!!

    ResponderExcluir