A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga,
paidós (criança) e agogé (condução).
Pedagogo é aquele que conduz crianças.
Atualmente,
denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil
é uma graduação e que, por parte do MEC - Ministério da Educação e Cultura e
Cultura, é um curso que cuida dos assuntos relacionados à Educação
O objeto de estudo do pedagogo e da pedagogia é a EDUCAÇÃO
As corujas são o símbolo da filosofia e da pedagogia devido
a inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente
das corujas.
A coruja tem visão 180% superior ao do homem.
Ela enxerga tudo ao
seu redor apesar de ser daltônica, não identificando a cor vermelha, e poder
mexer completamente a cabeça (gira-a para todos os lados, pois tem os olhos
completamente separados).
É muito difícil enganá-la, ela percebe "segundas
intenções".
O
QUE FOI ESTUDADO NESTE ENCONTRO
Práticas Pedagógicas na Concepção Freireana
A Vida e obra de Paulo Freire
- Idéias
principais de Paulo Freire
- Paulo
Freire e suas experiências
- Método
Paulo Freire
- Apresentação
Pegagogia do Oprimido
- A
Educação como Prática Libertadora
- Fundamentos
da "Educação Bancária"
- Em
seus livros, Paulo Freire relata experiências, reflete, discute, dialoga..
TRABALHO EM GRUPO
Objetivo-
Apresentar as contribuições do pensamento de Paulo Freire para educação.
Paulo Freire é internacionalmente conhecido, pelo seu método de alfabetização, sua concepção pedagógica e seu grande desejo de transformação.
Oficina pedagógica
04/02/2012
O trabalho com jogos
em sala de aula exige do professor uma fundamentação teórica e um repensar de
sua prática.
Assim, o valor
pedagógico do jogo apresenta-se quando o facilitador conhece suas dimensões e as necessidades em
aplicá-los em suas aulas
Através da oficina de
caráter teórico do curso de pedagogia foi mostrada a importância dos briquedos e dos jogos no
processo de socialização das crianças como também sua importância no processo
ensino e aprendizagem,
Mãos a obra !!!
Lembrar que esta preocupação com o brinquedo esteve
presente, já na idade antiga, por exemplo, em Platão e Aristóteles (século IV
a.C).
Aristóteles enfatizava a necessidade de se utilizar em jogos “sérios” na
educação de crianças pequenas, como forma de prepará-las para a vida.
Segundo Maria de Montessori (1960), respeitando as manifestações
espontâneas da criança utiliza, amplamente, os jogos sensoriais para exercitar
e desenvolver cada um dos sentidos.
Para ela, a educação do conhecimento
efetua-se através das sensações.
SEGUNDO VIGOTSKY (1989, p.84) “As crianças formam estruturas mentais pelo uso de
instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginárias surge
da tensão do individuo e a sociedade".
Segundo Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço
obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso,
indispensável à prática educativa
MARIA MONTESSORI usava brinquedos educativos afim de fazer
com que as crianças aprendessem e se alfabetizarem, como jogos ludicos, jogos e
brinquedos de madeira como metodos pedagogicos, e meios de alfabetizarem, ate
mesmo as crianças com deficiência.
Segundo Friedrich Froebel "As brincadeiras da criança são as folhas germinais de toda a vida futura; pois o homem todo é desenvolvido e mostrado nela, em suas disposições mais carinhosas, em suas tendências mais interiores"
Apresentações dos trabalhos
Após as apresentações responderam alguns questionamentos ...
• 1-Materiais Utilizados –
• 2-O
que foi criado com esse material –
• 3-Qual
a objetivo do material
confeccionado ou seja sua finalidade -
• 4-Aspectos
a serem desenvolvidos -
• 5
- Possíveis faixa etária -
• Modo
de brincar-
Os trabalhos realizados foram com materiais concretos
• Propósito
da oficina pedagógica
Possibilitar
os acadêmicos uma análise crítica sobre
processos de ensino-aprendizagem , por
meio da vivência do processo pedagógico, levando em conta os seus pressupostos
e o reconhecimento de suas potencialidades e limitações.
Promover
o conhecimento e a integração entre os participantes.
Refleetir
sobre os elementos do processo de ensino-aprendizagem
Vivenciar o processo pedagógico
Identificar
a importância do brincar para o desenvolvimento infantil
O manejo e a participação da turma foi excelente, conseguindo a participação ativa de todos os presentes.
PARABÉNS!!!!1
adorei a iniciativa de vcs de formarem um grupo e fazer disto um bloguer...parabéns a todos, já sou seguidora do grupo...
ResponderExcluirMuito bom to gostando muito da turma... Professora Maryleica volta viu....
ResponderExcluirolha demorei muito tempo pra voltar as aulas mas sò voltei quando tive realmente certeza de que era pedagogia o meu objetivo
ResponderExcluirso tenho a agradecer a meu Deus em primeiro de tudo
Francitonio obrigada pelo carinho!!!!SUCESSO PRA TURMA!!!
ResponderExcluir